Canoa Quebrada

História de Canoa Quebrada

O símbolo de Canoa Quebrada, a lua e a estrela, surgiu de um casal de argelinos, que pediu para um artesão local desenhar a lua e estrela (desenho presente na bandeira da Argélia) em um artesanato. O artesão achou que tinha a ver com Canoa Quebrada e começou a replicar em todas as suas obras.

A história do nome de sua rua principal (a Broadway, ou Rua Dragão do Mar), ocorre em homenagem a um descendente de Canoa que liderou um movimento de greve dos jandadeiros e que antecipou o fim da escravidão no Ceará.

Como Chegar em Canoa Quebrada

Canoa Quebrada fica no litoral leste do Ceará, no município de Aracati. Essa região também é conhecida turisticamente como Rota das Falésias ou Rota das Cores. E há duas maneiras principais de conhecer essa região e uma das praias mais famosas do Ceará. Fazer um bate-volta de Fortaleza ou pernoitar na cidade.

Rota das Falésias

Para conhecer não somente Canoa Quebrada, mas as oito cidades que fazem parte da Rota das Falésias, ficar hospedado em Canoa é a melhor opção.

São 215 km do litoral cearense marcados pelas falésias em diversas tonalidades, dunas e as praias com o mar em tons de verde esmeralda.

Entre os destinos, podemos destacar Águas Belas, Morro Branco e Praia das Fontes (que ficam mais próximas de Fortaleza) ou Majorlânida, Redonda, Quixaba, Tremembé e Ponta Grossa, que ficam no caminho para o Rio Grande do Norte.

Passeio bate-volta de Fortaleza

Os passeios bate-volta a partir de Fortaleza são bem comuns e há dois que incluem Canoa Quebrada. Um deles é conhecido como 3 praias em 1 dia (inclui também Morro Branco e Praia das Fontes) e o outro é exclusivamente para Canoa Quebrada (mais recomendado).

Por conta própria

Para quem chega por conta própria, o acesso de carro é tranquilo, mas a viagem dura cerca de 2h30.

De ônibus, quem opera o trecho é a Viação São Benedito, com 5 saídas diárias e duração de 3h30 de viagem. A passagem custa menos de R$ 25,00 (refência jan/2019).

Apesar dos passeios bate-volta serem uma boa opção, há algumas coisas que não é possível fazer sem estar hospedado em Canoa. A região é tão gostosa que com certeza merece uma ou duas noites por lá. Os programas para se fazer em Canoa Quebrada indicados com asterisco, somente são possíveis para quem fica hospedado por lá.

Passeio de Buggy em Canoa Quebrada

Existem algumas opções de passeios de buggy em Canoa Quebrada e um deles vamos mencionar logo a seguir.

Mas para quem veio até Canoa Quebrada apenas fazer um bate-volta, a opção é fazer um passeio básico, de cerca de 1 hora de duração. Entre as paradas, o ponto forte é a parada para fotos em uma das falésias com o símbolo da lua e estrela.

Os Buggys circulam em alta velocidade pelas dunas de Canoa Quebrada, garantindo muita adrenalina. Nós adoramos. Outra parada é nas lagoas para atividades de Tirolesa . Mesmo em dezembro, bem distante da época de chuvas, as lagoas podem ser aproveitadas, mas em volume menor.

O passeio de buggy pode ser contratado com a Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada (pode ser pelo Whatsapp: (88) 99965-7192 ou por email: abcqpasseiodebuggy@hotmail.com). Também é super fácil pedir para o pessoal da sua pousada ou de sua barraca agendar para você.

Quem estiver com tempo (somente quem está hospedado em Canoa), pode encerrar o passeio na duna do pôr do sol. Nós comentamos a seguir.

Deixe o seu comentário